terça-feira, 18 de maio de 2010

Quem não denuncia também violenta!


Hoje é um dia de alerta! A data marca a mobilização nacional contra a violência sexual de crianças e adolescentes. Isso ocorre oficialmente desde 2000, através da Lei 9.970, que instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma das portas de entrada de denúncias é o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (Sedh) da Presidência da República.
A violência contra crianças e adolescentes avança e parece não dar sinais de trégua. Porém, a cada dia, os números mostram uma crescente conscientização por parte da população, no que diz respeito às denúncias. Em Minas Gerais,por exemplo, houve um aumento de 46% nas denúncias em comparação aos quatro primeiros meses de 2009 e 2010.
Muitas vezes a pessoa vê uma agressão e não sabe como agir.
A subsecretária estadual de Direitos Humanos, Maria Céres Pimenta, destaca que pelo Disque Direitos Humanos(0800 031 11 19) o cidadão tem as informações necessárias para contribuir com a polícia.O interessante é que, além de fazer a denúncia, a pessoa também se orienta e recebe informações de como deve agir nestes casos.
Maria Céres informou que a campanha tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância das denúncias e trazer multiplicadores para o enfrentamento da situação.
Hoje o tema será discutido por especialistas em Brasília e várias cidades brasileiras. A principal preocupação é a forma como as vítimas são tratadas depois que a agressão é registrada. O desafio é mantê-las na família e afastar o agressor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário