terça-feira, 29 de junho de 2010

O filme queimou...é mentira!!!



Nossa Festa Junina foi ótima!!!
Comunidade e equipe escolar juntas numa confraternização inesquecível...





















quinta-feira, 17 de junho de 2010

PROJETO -"Oilda na Copa"

Realização - meses de junho e julho.
Este Projeto visa um trabalho interdisciplinar, o qual valoriza esse Evento que é um excelente tema motivador para desenvolver os conhecimentos e competências curriculares.
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional e assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Quando competitivo (profissional), visa à extração de um campeão e, consequentemente, rotula VENCEDORES E PERDEDORES. Quando inserido no contexto escolar, posssui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.
E, neste período de copa do mundo, aproveitamos o acontecimento para enriquecer nossas aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul que sedia a Copa do Mundo de 2010, além dos demais países participantes.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

"FESTA NA ROÇA É PRA LÁ DE BÃO..."


Ocê e sua famia estão convidados para a nossa festa junina que acontecerá dia 19 de junho a partir das 18 horas. Aqui memo na nossa escola sô! Caso ocê num saiba tem a localização no pé dessa página.
Esperamo oceis com leilão, pescaria, boca do palhaço, quadrilha, argola, correio elegante e muita animação!
Óia, teremos também além das comidas típicas: canjicada, pipoca; outras como churrasquinho, cachorro quente e caldo de feijão.
Não percam, pois "Festa na roça é pra lá de bão"...

Músicas juninas

As músicas típicas das festas juninas podem ser apenas cantadas ou também dançadas. Até hoje muitas são compostas, especialmente pelos nordestinos, e formam o repertório do forró que se transformou em baile realizado não apenas no período junino.
Entre os compositores e cantores mais famosos, destaca-se o pernambucano Luis Gonzaga. Algumas estrofes de suas músicas são conhecidas de todos os brasileiros, como as de "Olha pro céu, meu amor" (em parceria com José Fernandes)

Olha pro céu, meu amor.
Vê como ele está lindo.
Olha praquele balão multicor
como no céu vai sumindo.

E as de "São João na Roça" (em parceria com Zé Dantas)

A fogueira tá queimando
em homenagem a São João.
O forró já começou.
Vamos, gente, arrasta pé nesse salão.
PULA A FOGUEIRA
(João B. Filho)

Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira
já queimou o meu amor.
Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca
na cidade e na roça
em louvor a São João.
Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão,
quero saber se tu és
dona do meu coração."CAI, CAI, BALÃO

Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar."

Principais símbolos das festas juninas

• Fogueira: Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos.
• Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos.
• Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.Aqui no Brasil a quadrilha ficou popular e atualmente é dançada ao ar livre.
• Casamento: Acredita-se que o casamento simboliza uma homenagem a uma jovem francesa, que ficou grávida e foi obrigada a casar.
• Mastro: Outro símbolo que está relacionado com a fé, o mastro está ligado aos cultos agrários, onde eram realizados agradecimentos à fecundação das sementes.
• Bandeirinhas: No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.
• Pau de Sebo:É um mastro untado de sebo com um prêmio no topo, para quem alcançar.
• Lavagem do santo: Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.
• Simpatias: Como de costume essa época do ano atrai muitas pessoas que acreditam e buscam simpatias, seja para trazer sorte no amor, etc.

Origem da festa junina

Existem duas explicações para o termo festa junina.
A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Quem não denuncia também violenta!


Hoje é um dia de alerta! A data marca a mobilização nacional contra a violência sexual de crianças e adolescentes. Isso ocorre oficialmente desde 2000, através da Lei 9.970, que instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma das portas de entrada de denúncias é o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (Sedh) da Presidência da República.
A violência contra crianças e adolescentes avança e parece não dar sinais de trégua. Porém, a cada dia, os números mostram uma crescente conscientização por parte da população, no que diz respeito às denúncias. Em Minas Gerais,por exemplo, houve um aumento de 46% nas denúncias em comparação aos quatro primeiros meses de 2009 e 2010.
Muitas vezes a pessoa vê uma agressão e não sabe como agir.
A subsecretária estadual de Direitos Humanos, Maria Céres Pimenta, destaca que pelo Disque Direitos Humanos(0800 031 11 19) o cidadão tem as informações necessárias para contribuir com a polícia.O interessante é que, além de fazer a denúncia, a pessoa também se orienta e recebe informações de como deve agir nestes casos.
Maria Céres informou que a campanha tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância das denúncias e trazer multiplicadores para o enfrentamento da situação.
Hoje o tema será discutido por especialistas em Brasília e várias cidades brasileiras. A principal preocupação é a forma como as vítimas são tratadas depois que a agressão é registrada. O desafio é mantê-las na família e afastar o agressor.



quinta-feira, 13 de maio de 2010

Momento Cívico do turno vespertino referente ao mês de abril

Abertura do Momento Cívico com o Hino Nacional Brasileiro


No mês de abril, o nosso calendário ressalta algumas datas comemorativas.Com o intuito de divulgar e preservar as tradições culturais, as professoras, juntamente com seus alunos, prepararam apresentações direcionadas.

4ºano - Professora Silvania - Tema: 19 de abril - Dia do Índio.
Música: Brincar de Índio.





3º ano - Professora Sônia - Tema: Páscoa -
Música: Páscoa é festa e alegria.






2º ano - Professora Claúdia - Tema: 1º de abril Dia da mentira.
Música: É mentira.







1º ano - Professora Zaine - Tema: 19 de abril dia do Índio.
Música: Os indiozinhos.




Educação Infantil - Professora Vânia - Tema: Pilar Sinceridade.
Música: Era uma vez.

Os alunos criaram uma frase: "Por todos os lugares por onde eu andar a verdade eu vou falar".